SlidePORQUE DEVEMOS UTILIZAR BASTÕES DE CAMINHADA ?
Slide
PORQUE DEVEMOS UTILIZAR BASTÕES DE CAMINHADA ?
Os bastões de caminhada são um assunto controverso entre os caminheiros, com alguns os considerando essenciais e outros os encarando como um incômodo. No entanto, cada vez mais pessoas estão optando por usá-los e descobrindo seus benefícios. Os bastões podem ser usados de diferentes maneiras, alguns caminheiros os usam dois, outros usam apenas um e outros ainda usam o que é conhecido como cajado.
Estudos mostram que a utilização de bastões de caminhada é recomendada, especialmente em caminhadas longas ou em terrenos montanhosos.
Utilizar bastões de caminhada ajuda a aliviar a tensão acumulada nos pés, pernas, joelhos e costas, pois distribui o peso de forma equilibrada pelo corpo. Isso é particularmente útil quando se carrega uma mochila pesada nas costas.
Pessoas com tornozelos fracos e que costumam sentir dor em caminhadas longas relatam que os bastões de caminhada ajudam a suportar parte do peso que normalmente recairia sobre o tornozelo.
A maioria dos utilizadores afirma que os bastões de caminhada melhoram o equilíbrio e proporcionam mais força nas subidas. Além disso, as descidas também se tornam mais rápidas quando se utilizam bastões, em comparação com quem não os usa.
Em fases iniciais frequentemente desistimos de utilizar bastões. Possivelmente não treinámos o suficiente ou simplesmente não somos coordenados! Talvez não seja má ideia sermos mais perseverantes e insistir, pois certamente iremos evitar no futuro algumas dores nos joelhos nas descidas e teremos uma ajuda extra nas subidas íngremes.
Existem relatos de que guias de caminhada que utilizam regularmente bastões conseguem trabalhar por mais anos do que aqueles que não os usam. O uso de bastões reduz o desgaste físico da caminhada e permite que os guias continuem a caminhar mesmo com a idade avançada.
A maioria dos fabricantes de bastões de caminhada inclui informação sobre como ajustar correctamente a sua altura. Alguns caminheiros dizem que os bastões devem ser ajustados de acordo com o terreno. Seguindo esta teoria, devem ser mais longos nas descidas e mais curtos nas subidas.
Alguns bastões possuem alças longas para que os caminhantes possam mover as mãos para cima e para baixo na alça de acordo com o terreno.
Como regra geral, o bastão deve ser ajustado para um comprimento que permita que a sua mão segure levemente a pega enquanto o braço está em um ângulo recto em relação ao solo. Ou seja, seu antebraço é paralelo ao chão e dobrado no cotovelo.
As alças são um elemento importante dos bastões de caminhada, pois permitem que se ande com um aperto mais solto e um estilo mais relaxado.
Para fazer melhor uso das correias, coloque a mão na alça e forme uma grande forma em O com o polegar e o indicador. Em seguida, deslize-o ao redor da alça do mastro.
Isso significa que, quando você aplica pressão para baixo para impulsionar-se para frente, ela é transferida não do seu aperto firme na alça do bastão, mas da tensão aplicada entre o pulso e a alça.
Existem variados tipos de bastões, consequentemente os preços também variam bastante. Material, peso, número de secções, pega, alça, sistema anti vibração, etc. Estes são alguns dos fatores que influenciam o preço de um bastão de caminhada. Mas os aspectos mais importantes são o conforto (especialmente a alça) e a sua durabilidade.
Se planeia utilizar um transporte público para se deslocar para uma caminhada, certifique-se de que os bastões podem ser encurtados ou dobrados durante a viagem. Se conseguir encaixar os bastões numa bolsa de viagem ou colocá-los no lado exterior de uma mochila num formato pequeno, eles serão mais fáceis de transportar.
A maioria dos bastões de boa qualidade pode ser dobrada para 60-70cm quando não estão em uso e alguns modelos descem para 33cm, pelo que não é um problema levá-los em transportes públicos. Quando se trata de aviões, é necessário verificar junto de cada companhia aérea, mas a maioria não permite que os bastões sejam levados para a cabine. É necessário, portanto, dobrar os bastões pequenos o suficiente para que caibam numa mala.